30/03/06

O andar da nossa carroça

Pelo andar da carroça, este ano é muito promissor no que toca ao reconhecimento da criatividade publicitária cá da terra. Em finais de Fevereiro já a Publicita FCB nos havia trazido 5 troféus de Windhoek. Mês volvido, lá prás bandas do Semba e dos diamantes, as agências nacionais passearam a sua classe em mais um Festival Internacional Acácia d’Ouro.

Esta que foi a primeira edição aberta a inscrições internacionais, teve a participação de 5 agências moçambicanas: DDB, Golo, Ogilvy, Publicita FCB e Visão. E a prestação não podia ser mais brilhante, com um total de 5 ouros, 11 pratas e 7 bronzes, para além de um Grande Prémio de Televisão atribuido à Golo, pelo spot “Paragem”da FDC.

A agência mais premiada foi a Golo, com um total de 10 premiações, excluindo o Grande Prémio, seguindo-se a Publicita FCB com 9 prémios e shortlist para Grande Prémio de Rádio como o spot “Sinaportaré” da Vodacom, a Ogilvy com 3 prémios e a DDB com 1 prémio.

Quanto ao Grande Prémio de Televisão, cá para mim, e sem intenção de desvalorizar o spot da FDC, parece-me que merecia ter sido o excelente “Ray Charles” produzido para a SFM. Mas, como cada critério vale o que vale no voto individual dos jurados, há que baixar a bola e deixar estar.

Aqui apresento 2 dos trabalhos premiados da Publicita FCB. Pela sequência: "Berço" e "Braille". Se alguém me puder mandar alguns das outras agências, agradeço.


Aparentemente, nenhuma agência enviou representante seu para o evento. Mas, o facto de não ter havido representação da nossa AMEP preocupa-me ainda mais, principalmente quando sabemos estar com um bebé nas mãos: o 1º Festival Internacional de Publicidade de Maputo. Tratar de um bebé não é tarefa fácil, e podermos aprender com os erros dos outros é uma vantagem que nos poderá permitir criar uma criança com muito mais saúde e confiança.

É que, de facto, apesar de pessoalmente não ter estado presente durante a realização do Festival Acácia d’Ouro, não pude deixar de notar alguns erros graves na sua organização. Como é que se justifica, por exemplo, que tendo as participações nacionais sido concretizadas através da AMEP, a esta instituição não tenha sido enviada uma informação ou listagem de prémios atribuidos às agências associadas? A verdade é que a gala foi realizada no Sábado, dia 25, e na Terça-Feira teve que ser a Publicita FCB a disponibilizar essa informação à AMEP. Para além do facto de só ontem (Quarta-Feira) à noite, a Ogilvy ter tido conhecimento de que tinha ganho prémios.

Sinceramente, parece-me grave.

Depois, olhando para a dita lista de prémios, ainda foi possível constatar que o trabalho de uma agência foi premiado, mas em nome de outra agência. Fantástico!

Os nossos irmãos angolanos já têm 10 anos de festivais de publicidade e ainda cometem estes erros. Será possível nós por cá evitarmos estas situações? Eu posso candidatar-me a perder algum tempinho mandando a listagem de prémios às diferentes Associações de Agências dos diferentes países participantes, se for o caso.

Enfim...e porque sei lá se neste momento não haverá ainda alguma agência rebuscando a Internet por informação, abaixo a lista completa de prémios (das agência moçambicanas).

Grandes Prémios

- "Paragem" / FDC - Grande Prémio TV/Cinema (Golo)

- "Braille" / Intercar - Shortlist Grande Prémio Cartaz (Publicita FCB)

- "Sinaportaré" / Vodacom - Shortlist Grande Prémio Rádio (Publicita FCB)

- "Ray Charles" / SFM - Shortlist Grande Prémio TV/Cinema (Golo)

- "Bazar" / mCel - Shortlist Grande Prémio TV/Cinema (Golo)

Acácias de Ouro

- "Braille" / Intercar - Cartaz (Publicita FCB)

- "Sinaportaré" / Vodacom - Rádio (Publicita FCB)

- "Ray Charles" / SFM - TV/Cinema (Golo)

- "Paragem" / FDC - TV/Cinema (Golo)

- "Bazar" / mCel - TV/Cinema (Golo)

Acácias de Prata

- "Aqui, Ali, em todo o lado" / CVM - Imprensa (Publicita FCB)

- "Berço" / CIM - Cartaz (Publicita FCB)

- "Manequins" / Set - Cartaz (Publicita FCB)

- "Músicos" / CDM - Cartaz (Ogilvy)

- "Totoloto" / Sojogo - Cartaz (Ogilvy)

- "Ele" / PSI - Rádio (Golo)

- "Mercado" / Cadders - TV/Cinema (Golo)

- "4 Cantos" / Banco Austral - TV/Cinema (Golo)

- "Shy Girl" / mCel - TV/Cinema (Golo)

- "Vou viver assim" / FDC - TV/Cinema (Golo)

- "Papagaio" / Vodacom - TV/Cinema (Publicita FCB)

Acácias de Bronze

- "Acreditar no futuro" / BCIFomento - Imprensa (Publicita FCB)

- "Preparação" / Tecnicar - Imprensa (Publicita FCB)

- "Cliente indiano" / Vodacom - Rádio (Publicita FCB)

- "Água Vumba" - TV/Cinema (DDB)

- "Txova" - TV/Cinema (Golo)

- "Feira de Fotografia" - TV/Cinema (Golo)

- "Totoloto" / Sojogo - TV/Cinema (Ogilvy)

2 comentários:

Anónimo disse...

Colega nao tenho muito a dizer desta vez...senao ainda se apaga de novo ahahah, mas eh preciso repetir: PARABÉNS A NÓS, a esta equipe deliciosa, gostosa, charmosa, animada, amiga, e acima de tudo bem profissional, somos DEZ! È com muito orgulho que me sinto parte desta agencia, e destas vitórias, ficará sempre na história,espero que sempre trabalhemos da mesma forma, distribuindo qualidade e criatividade, dando soluções comunicativas a todos que precisem. É assim mesmo, pra frente.
S.

Anónimo disse...

Olá Alex!
Aqui fala um jovem afro-alentejano cuja infância foi vivida em Maputo. De momento resido em Évora e estou a acabar o curso de Design de Comunicação este ano, em Portalegre - www.estgp.pt. Tenho como uma das minhas aspirações enquanto profissional de Design em crescimento ir apalpar terreno ai em Maputo, costumo até dizer que um dia vou voltar para Moçambique para viver. Gostava se pudesses, que me elucidasses de como está o mercado de trabalho no Design ai em Maputo, A publicidade já constatei que está a crescer, por isso mesmo fiquei bastante interessado e curioso de saber como é a realidade por ai, a fim de me lançar para ai com o portfolio debaixo do braço. Os meus mails são: frederico.pulga@netvisao.pt, fredpulga@gmail.com ou rocksaveyoursoul@hotmail.com.

Kanimanbo ai
Cumprimentos e abraço
Frederico Pulga