A essência do projecto do Clube de Criativos era mais atenta às reais necessidades das agências e do pessoal publicitário. O incentivo ao debate sobre os mais diversos assuntos do mercado publicitário, a realização frequente de palestras, seminários, mostras e exposições, e eventuais cursos de formação, faziam parte do projecto. Mas....à boa maneira moçambicana, o projecto ficou apenas como projecto.
Surpreendentemente, e após inúmeras propostas que nem os próprios proponentes acreditavam poder ver realizadas, a AMEP anuncia o projecto do I Festival Internacional de Publicidade de Maputo e uma série de eventos relacionados.
Há que tirar o chapéu a tamanha coragem e ambição, por avançar para um festival internacional, no qual podem participar podem concorrer agências de publicidade, produtores e outras empresas de Comunicação dos países membros da SADC. Há que felicitar o arrojo em definir prémios de Ouro, Prata e Bronze num dos países mais pobres do Mundo. Há que reconhecer o cuidado na selecção do jurí, sendo presidido por...em mais....Stalimir Vieira!!! Os outros membros do jurí são um cocktail de moçambicanos com outras nacionalidades da região, falantes de inglês e francês, no qual se incluem Johanna McDowell (RSA); Vasco Rocha (Moçambique); Ben Kapesi (Tanzania); Tiago Fonseca (Moçambique); Dan Moyane (RSA); Luis Vieira (Reunião); Miguel Rego (Moçambique); João Cardoso (Moçambique); Eunice Muptosa (Zimbabwe); Glen Lomas (RSA); Gerry Human (RSA).
A definição de categorias foi igualmente arrojada, quando comparada com outros festivais africanos (excluindo a RSA), como o International Gecko Awards da Namíbia, o "Acácia de Ouro" de Angola ou o "Flame" das Maurícias; e quando inserida no contexto da realidade do mercado publicitário nacional. Algumas das categorias são, quase que em exclusivo, direccionadas para os participantes estrangeiros, como são os casos do Cinema, do Internet Site, Internet Banner e Internet Promoção (seja lá o que isso for). As outras categorias são: Spot TV, Spot Rádio, Print, Poster, Billboard, Campanha (3 Peças) e Campanha Integrada (3 a 9 Peças). Há grandes prémios por cada categoria.
Porém, alertar para o enorme cepticismo que paira sobre a esmagadora maioria das agências moçambicanas. É que, de facto, as últimas experiências com pseudo-festivais de publicidade realizados em Moçambique não é nada positiva. Primeiro, aquela triste ideia da eleição do melhor spot de TV pelo voto popular, avançado pela TVM, com o patrocínio da mCel, com votação feita por SMS para número da mCel, e cujo vencedor foi, claro!, a mCel. Alguma fiscalização da Comissão Nacional de Jogos? Absolutamente nenhuma. Depois, aquela famosa Gala AMEP dos prémios super originais "Lâmpada de Pinho", em que para cada categoria havia 1 participante (às vezes o número até subia para 2), e em que uma das agências mais premiadas conseguiu parar a impressão do jornal Notícias às tantas da noite, fotografar os seus prémios, elaborar um anúncio, abrir uma Litografia de propósito a altas horas da noite para produzir a respectiva película e inserir o dito na edição da manhã imediatamente seguinte. Tremenda eficácia!! Grandiosa influência sobre os media. Tecnologia de ponta.
Chamo, por isso, à atenção dos organizadores para este clima de desconfiança existente no seio das agências e, mesmo, dos clientes. Chamo à atenção porque o grau de sucesso de qualquer Festival de Publicidade depende em muito da maior ou menor participação, do maior ou menor número de trabalhos inscritos. Depende também, em especial este caso, do interesse dos grandes anunciantes. Se nada for feito neste sentido, vamos mais uma vez ter um Festival de 3 ou 4 agências. Se nada for feito, não haverá dinheiro suficiente para fundir o ouro e voltamos às lâmpadas de pau.
Inscrições: 01 a 30 de Abril 2006
Dia 28 de Maio de 2006
Sessão Oficial de Abertura
Exposição de peças a concurso
Jantar para visitantes e associados
Dia 29 de Maio de 2006
Reunião Extraordinária da CPPLP
Actividade do júri
Seminário sobre Comunicação: "O Papel da Publicidade na Economia Emergente dos Países do Terceiro Mundo"
Exposição de peças a concurso.
Dia 30 de Maio de 2006
Reunião Extraordinária da CPPLP
Actividade do júri
Seminário sobre Comunicação: "O Papel da Publicidade na Economia Emergente dos Países do Terceiro Mundo"
Exposição de peças a concurso.
Dia 31 de Maio de 2006
Distribuição de Prémios
Jantar de Encerramento com Espectáculo
Local: Hotel VIP Maputo